Morihei Ueshiba

 

 

Morihei Ueshiba, criador do Aikidô, nasceu em 14 de dezembro de 1883, no Japão. Ele dedicou sua vida ao estudo das artes marciais, começando aos 7 anos de idade. Aprendeu inúmeras técnicas e teve a oportunidade de treinar intensamente sumo, kenjutsu, judô e diversas escolas de Ju-Jutsu. Porém, o Daito-Ryu-Ju-Jutsu foi a escola que mais o influenciou na criação do aikidô.
Em 1919, devido à influência de um grande amigo e líder de uma religião local, Onisaburo Deguchi, as artes marciais praticadas por Ueshiba começaram a ganhar características mais espiritualizadas e foram traçando um caminho próprio e original, onde as técnicas e princípios eram usados na tentativa de se quebrar barreiras entre a mente, o espírito e o corpo.
Em 1922 toda sua Arte estava organizada e denominava-se Aiki-Bujutsu. Nos anos que se seguiram, Ueshiba continuou incansável no estudo das artes marciais.
Em 1927 se estabeleceu em Tóquio e abriu seu primeiro dojo, que ficou conhecido como dojo do inferno, pela intensidade e rigidez de seus treinamentos.
Em meados de 1930, Ueshiba já era famoso pela sua arte chamada de Aiki-Budô, que pregava a união entre o espírito, a mente e o corpo.
O nome Aikidô foi usado pela primeira vez durante a segunda guerra mundial. Depois da guerra Ueshiba viajou por todo o Japão para ensinar e demonstrar sua arte marcial, fazendo com que o Aikidô ficasse ainda mais conhecido no Japão e mundo afora.
Ueshiba faleceu em 26 de abril de 1969, tendo treinado, ensinado e feito demonstrações públicas até os 85 anos de idade.

 

 

 

t
Kenji Tomiki

 

Kenji Tomiki nasceu em 15 de março de 1900, na província de Akita, Japão. Ele começou seu estudo de Artes Marciais quando tinha apenas 6 anos de idade, treinando bokken, e posteriormente Judô.
  
         Em 1926, Tomiki Shihan conheceu Mestre Ueshiba na Universidade de Waseda – Tóquio, onde estudava, e com incentivo de Mestre Jigoro Kano, tornou-se um de seus melhores alunos.
  
         Em 1936, ele foi enviado à Manchúria – China, território invadido pelo Japão, para lecionar caligrafia, e se ofereceu para ensinar também artes marciais. Seus alunos de Judô e Kendô tiveram então a oportunidade de aprender também o Aikidô.
  
         Tomiki Shihan foi o primeiro aluno de Mestre Ueshiba a obter a graduação de 8º Dan, em 1940, e desde então, já pensava em modernizar o Aikidô.
  
         Depois da segunda guerra mundial ele foi aprisionado em solitária por três anos em um campo de detenção da antiga URSS, mas mesmo preso ele continuou com seu pensamento voltado para as artes marciais, manteve sua forma física, idealizou o unsoku, exercício que pode ser realizado em um espaço reduzido, e começou a esboçar a união entre Judô e Aikidô.
  
         Em 1958 Tomiki Shihan fundou o Clube de Aikidô na Universidade de Waseda, onde era o diretor do departamento de Educação Física, na condição de viabilizar o Aikidô como esporte competitivo.
  
         Tomiki Shihan, com sua grande experiência em Artes Marciais, pois já era oitavo dan tanto em Judô quanto em Aikidô, uniu as técnicas aprendidas com Mestre Ueshiba com o método de treinamento e doutrinas aprendidas com o Judô. Ele introduziu o randori – treinamento livre – em 1964, com o intuito de tornar as técnicas mais eficientes e também em transformar o Aikidô em esporte competitivo, para atrair novos jovens praticantes. Tomiki Shihan achava que, atraídos pelo Aikidô esportivo, os alunos, com o tempo, iriam apreciar o lado espiritual da arte.
  
         Em 1967 foi inaugurado o primeiro dojo exclusivo para a prática e estudo do aikidô competitivo. Tomiki Shihan lhe deu o nome de Shodokan, que significa a casa do caminho iluminado.
  
         As competições tiveram início entre algumas faculdades na região de Tóquio e em 1970 aconteceu o primeiro campeonato japonês universitário, onde o tanto foi introduzido pela primeira vez.
  
         Tomiki Shihan viajou pelos USA e Austrália demonstrando e ensinando sua Arte Marcial. Escreveu vários trabalhos e livros e foi o fundador da Associação Japonesa de Aikidô – JAA em 1974.
  
         Em 1976, foi aberto o Shodokan Hombu Dojo, em Osaka.
  
         Ele faleceu em 25 de dezembro de 1979, sendo substituído pelo seu grande amigo e companheiro Hideo Obba, que ficou à frente da JAA até 1986.
  
         Hoje em dia, Nariyama Shihan, Shishida Shihan e Sr. Riki Kogue, presidente da JAA são os responsáveis por continuar os ensinamentos de Kenji Tomiki.
  
         Em 1997 foram comemorados 30 anos de Shodokan Aikidô com uma grande festa em Osaka - Japão, e um livro foi publicado especialmente para data.
  
         Em 2001, durante o quarto campeonato mundial (2001 International Sports Aikido Festival), também em Osaka, foi comemorado o centenário de Tomiki Shihan.

 

 

n
Tetsuro Nariyama

Tetsuro Nariyama nasceu em 1947, em Yamadera, Japão. Ele entrou para o clube de Judô na escola secundária. Nariyama Shihan ficou muito impressionado com o Judô nos jogos olímpicos de Tóquio em 1964 e isso deu um grande impulso ao seu estudo das Artes Marciais.
            Em 1966, Nariyama Shihan entrou para o clube de Aikidô da Universidade de Kokushikan, onde estudava direito. Lá conheceu Tomiki Shihan.
            Em 1968 Nariyama se tornou o capitão do time da universidade e teve o privilégio de ser o uke de Tomiki Shihan na inauguração da Escola Japonesa de Artes Marciais (Nihon budo gakukai)
            Quando ele se formou na universidade, Tomiki Shihan o enviou para Kansai, para expandir e divulgar o randori. Além de treinar seus alunos, Nariyama Shihan era assistente e recebia instruções diretas de Hirokazu Kobayashi Shihan, que era o diretor da Aikikai naquela época.
            Em 1973 Nariyama acompanhou seu mestre numa viagem a Taiwan, para fazer várias demonstrações nas academias de polícia e no exército locais.                                       
  
         Em março de 1976, Nariyama se tornou shihan pela JAA.
  
         Em 1976 num torneio realizado em Tóquio ele ganhou a medalha de ouro na competição individual de randori e em 1977 em um torneio em Osaka, ele, além da medalha de ouro em randori, foi campeão da competição de kata.
  
         Em 1982, de acordo com os últimos desejos de Tomiki Shihan, Nariyama começou a divulgar e expandir o Shodokan Aikidô em todo o mundo, viajando pela Inglaterra, Austrália, Suíça, França e Estados Unidos.
  
         Em 1989, devido ao grande trabalho feito por Nariyama Shihan, o primeiro torneio internacional foi realizado em Nara – Japão, com a participação de competidores de 10 países.