O Shodokan
O Aikidô é uma arte marcial única porque é puramente defensiva: não ensina a chutar, nem a dar socos e possui pouquíssimos movimentos agressivos. Contudo, é uma arte marcial muito eficiente: utilizando-se do ataque adversário o aikidoka "rouba" seu equilíbrio, controla sua força e por fim neutraliza seu ataque, sem machucá-lo. O Aikidô tenta obter o máximo de eficiência com o mínimo de força, ensinando ao seu praticante a se defender sem se vingar, perdoar seus inimigos e se harmonizar com qualquer ataque.
O Shodokan aikidô é o único estilo de Aikidô que permite a competição, é uma mistura do Aikidô tradicional com o método de ensino do Judô moderno. Ele consegue juntar a excitação do Judô competitivo com a serenidade espiritual do Aikidô tradicional. A combinação de kata, randori e competição tem a intenção de trazer um senso de realismo e praticidade aos praticantes.
O Shodokan Aikidô incorpora várias formas de desequilíbrio, esquiva, golpes, torções, arremessos, rolamentos e giros no seu repertório técnico. Ele ensina desde técnicas tradicionais até técnicas desenvolvidas para o meio competitivo.
O Shodokan engloba kata, treino livre, competição e defesa pessoal. Por não utilizar força física, ele pode ser praticado por pessoas de ambos os sexos, de todas as idades e de qualquer porte físico. A prática de competição não é obrigatória.
Praticado com regularidade o Shodokan Aikidô traz uma série de benefícios. Ele proporciona um corpo mais forte e flexível com melhorias na postura e no reflexo. É um ótimo exercício aeróbico que melhora a saúde e o condicionamento físico. Como é um esporte que prega a não violência, o Shodokan Aikidô encoraja a harmonia entre as pessoas, ensina a evitar confrontos e faz aumentar a confiança e respeito por si próprio e pelos outros.